Taboada e Ramos, a discreta construtora da Galiza que cresce 16% e supera os 65 milhões em receitas

A construtora de Lalín reestruturou em 2020 a sua organização criando o Grupo Taboram ao transferir parte da atividade empresarial da sociedade Construções Taboada e Ramos para uma filial

Obras na autoestrada da Costa da Morte, nas quais participaram Taboada e Ramos / Xunta

Taboada y Ramos, uma das grandes adjudicatárias de obra pública na Galiza, aumentou em 2025 o seu volume de negócios em 16%. A construtora com base de operações em Lalín fechou o exercício com uma faturação de 65,54 milhões, nove acima do registado um ano antes.

Segundo os dados depositados no Registo Mercantil, consultados por Economía Digital Galiza através da plataforma Insight View, o resultado de exploração (lucro operacional) da companhia, rebatizada há cerca de quatro anos como Grupo Taboram, recuou 12% ao passar de 9 milhões para 7,94, enquanto o lucro atingiu os 8 milhões, um a menos que no ano anterior.

A construtora gere ativos de 173 milhões, 35 milhões a mais que em 2024. Por sua vez, o património líquido aumentou 30% ao passar de 94 milhões para 122,35. No final do exercício o grupo contava com uma tesouraria de mais de 33 milhões e um fundo de maneio positivo de quase 88 milhões.

“Estima-se que as vendas para o exercício de 2026 tenham um aumento em relação às de 2025, com uma maior margem positiva de exploração devido à finalização e venda de alguns dos projetos imobiliários anteriormente referidos”.

Reestruturação da Taboada y Ramos

Em 2020, a Taboada y Ramos realizou uma reestruturação do grupo com o objetivo de “melhorar a gestão operacional das atividades”. Desta forma, procedeu-se à segregação e transferência de parte da atividade empresarial da sociedade Construcciones Taboada y Ramos (agora, Grupo Taboram) relacionada com a execução e conservação de obra civil (pública e privada) e a construção e manutenção de edifícios e instalações, para a filial Construcciones y Obras Taboada Ramos SL.

“Após o processo de segregação, as suas atividades principais passaram a ser as de uma sociedade holding ativa, dirigindo e gerindo ativamente as suas ações e participações, prestando às sociedades do grupo empresarial todos os serviços de direção, assim como o financiamento das empresas participadas”.

Projetos do grupo

O grupo destaca na memória que acompanha as contas a evolução dos projetos da divisão imobiliária em A Corunha, Sanxenxo e Vidan. Relativamente ao projeto imobiliário do Parque Eiris da cidade herculina, a companhia conseguiu em maio de 2024 – depois de anos de paralisação – a licença de acordo com o plano urbanístico para a construção de 38 habitações, arrecadações e garagem. Em outubro desse mesmo ano começaram as obras e prevê-se que a entrega seja realizada em 2027.

No exercício passado, a companhia finalizou a construção de quatro habitações unifamiliares em Nanín (Sanxenxo), com um custo de execução de quase 1,3 milhões. Nesse mesmo ano “também se registaram avanços” no projeto “Muiño de Vidán”, entre a estrada de Noia e o rio Sarela, destinado a uso residencial e complementares cujo custo de execução ascenderia a 6,4 milhões.

Esta iniciativa contempla a construção de um edifício com 4 blocos de habitação e hotel-apartamento, com usos comerciais no rés-do-chão, e doze habitações unifamiliares geminadas. “O projeto de urbanização foi apresentado ao Concello de Santiago e, neste momento, encontra-se em fase de tramitação administrativa pendente de aprovação, a qual se prevê que ocorra em breve”.

Uma das últimas apostas da empresa foi o setor energético, com a geração e exploração fotovoltaica e eólica. A companhia destaca os projetos para o desenvolvimento dos parques eólicos de Valdepereira e Pico Seco, de 24 e 27 megawatts de potência instalada, respetivamente, que serão instalados nos municípios de Lalín e O Irixo, promovidos através da sociedade participada Aerogeneración Galicia, S.L.

Para 2026, o grupo prevê “um avanço significativo no andamento dos projetos imobiliários e eólicos”.

Histórias como esta, na sua caixa de correio todas as manhãs.

Deixe um comentário

Alcoa, Finsa, Megasa, Repsol-A Coruña, Xeal e Ferroglobe captam mais de 60 milhões em ajudas contra a crise energética

O Ministério da Indústria concede mais de 40 milhões em compensações por CO2 a plantas localizadas na Galiza, com a Alcoa como maior adjudicatária; as madeireiras da família Tojeiro, Exlabesa ou Celsa também conseguem ajudas

O Ministério da Indústria aprovou a resolução provisória das subvenções para compensar os custos indiretos de CO2, uma distribuição de ajudas que ronda os 600 milhões em Espanha e que deixará, como é habitual, uma fatia milionária na Galiza. Estas compensações são um dos principais mecanismos com os quais o Governo tenta reduzir a fatura elétrica da indústria, que atravessa um momento de grande preocupação pelo aumento dos custos energéticos esperado até ao final do ano. Nesta quinta-feira, o Conselho Europeu exigiu a Ursula von der Leyen um pacote de medidas urgente e temporário para enfrentar os preços disparados da energia. E antes dos líderes europeus, as próprias empresas espanholas tinham transmitido a Carlos Cuerpo seu desassossego, alertando sobre possíveis paradas nas plantas e cortes de produção.

As ajudas chegarão a algumas das empresas-chave no tecido industrial da Galiza. Entre Alcoa, Finsa, Megasa, Xeal, Ferroglobe e Repsol Fuels A Coruña somam mais de 61 milhões em subvenções. Considerando apenas as plantas localizadas na Galiza, os fundos alcançam os 41 milhões. Embora a resolução ainda seja provisória, a definitiva geralmente não varia para baixo a concessão das subvenções, embora as empresas possam alegar para obter um valor maior. Também as excluídas podem recorrer para entrar nas ajudas, embora no caso da Galiza haja apenas uma empresa nessa situação, Arteixo Química, segundo a lista de solicitações desistidas ou desestimadas publicada pelo Ministério dirigido por Jordi Hereu.

Entre os grupos com presença na Galiza que obtêm maiores fundos estão Alcoa, com 12,9 milhões para a planta de alumínio e 3,7 milhões para a refinaria de alumina; Ferroglobe, com 15,5 milhões; Megasa, com quase 13 milhões; Finsa, com 7,5 milhões distribuídos entre suas fábricas de painéis e a química Foresa; e Xeal, com 5,5 milhões. Repsol Fuels soma 40 milhões, embora apenas 4,3 milhões correspondam às instalações de A Coruña.

Prêmio para Celsa e as madeireiras da Gadisa

Considerando as plantas localizadas na Galiza, a distribuição dos mencionados 41 milhões deixa Alcoa em primeiro lugar entre as subvencionadas, com 16,6 milhões para San Cibrao. A multinacional conta em sua corrida para devolver à rentabilidade o complexo industrial de A Mariña com um aumento das compensações por CO2, que reivindicou em diversas ocasiões. Em geral, é uma demanda de todas as eletrointensivas, que partem de um custo energético mais elevado do que em outros territórios europeus como França ou Alemanha, o que implica produzir com uma desvantagem competitiva de base.

Finsa obtém ajudas para suas plantas de Santiago (1,4 milhões), Ourense (1,3 milhões), Rábade (1,8 milhões), Padrón (1,4 milhões) e para Foresa em Caldas de Reis, embora por um valor menor, pouco mais de 360 mil euros. Também receberá 1,2 milhões em seu centro de Teruel. Celsa Atlantic, a filial que controla a siderúrgica de A Laracha, conseguiu uma subvenção de quase 700 mil euros. O prêmio é muito maior para o conjunto do grupo, com mais de 20 milhões para suas instalações na Espanha.

Ferroglobe, a antiga Ferroatlântica, obtém 6,1 milhões para a planta de Arteixo, seu último ativo industrial na Galiza após a venda das plantas de Cee e Dumbría. Lá opera agora Xeal, nas mãos da chegada Energo-Pro. A companhia, também concessionária das centrais hidroelétricas dos rios Xallas e Grande, obteve 2,5 milhões em Cee e 2,9 milhões em Dumbría. Essas plantas de ferro-ligas destinam sua produção para abastecer a Ferroglobe, ainda com o Grupo Villar Mir como maior acionista.

A Indústria concedeu a Megasa Siderúrgica, que controla a planta de Narón, 5,2 milhões, e outros 7,5 milhões para Megasider, a fábrica de Zaragoza. Os Freire, assim como a Ferroglobe, costumam fazer malabarismos para mitigar os custos energéticos e manter seus preços competitivos no mercado. Mas se a Ferroglobe tende a apagar fornos, a Megasa costuma adaptar suas horas de produção aos momentos em que os preços são mais baixos.

As subvenções na Galiza se completam com prêmios menores. Unemsa e Intasa, as madeireiras da família Tojeiro, donos da Gadisa, somam pouco mais de um milhão em ajudas entre seus centros de San Sadurniño e Coristanco. Abaixo dessa cifra ficam HB Betanzos, Tableros Hispanos, Papelera de Brandía, Exlabesa — em Padrón e Valga — e Cortizo, o rei galego do alumínio, que só obtém 879 mil euros em Padrón, aos quais se somam pequenas subvenções em Madrid e nas Canárias.

Subvenções contra a crise energética

No final de 2024, o Governo anunciou um aumento substancial nas ajudas por custos indiretos das emissões de CO2, duplicando os fundos atribuídos naquele ano e elevando-os até 600 milhões. Essas subvenções permitem compensar parte do sobrecusto elétrico derivado do regime europeu de comércio de direitos de emissão, evitando a chamada “fuga de carbono”, ou seja, a transferência da produção industrial para países com menores exigências ambientais. A convocatória de 2026 teve a particularidade de incluir novos setores como a cerâmica, que se beneficiou pela primeira vez deste mecanismo de compensação. Também foram incorporadas novas atividades vinculadas à química orgânica, fertilizantes, vidro, têxteis, madeira, baterias e outras indústrias intensivas em energia.
 
A atribuição provisória das ajudas ocorre três semanas depois de organizações empresariais como Unesid (siderúrgica), Aege (eletrointensivas), Aspapel (papelarias), Anfac (automotivo) e Oficemen (cimento) terem urgido por uma solução diante do aumento do preço da energia. Essas organizações representam boa parte das beneficiárias das subvenções na Galiza, pois nelas estão integradas Megasa, Alcoa, Finsa, Celsa, Ferroglobe e Xeal.

Naquele momento, a Unesid indicou que o preço médio do mercado elétrico atingiu em julho os 104,75 euros por megawatt-hora (MWh), 50,5% mais que em junho, enquanto o gás Mibgas registrou uma média próxima a 55,5 euros por MWh, 23,5% superior. As perspectivas para o quarto trimestre situam o preço da eletricidade em torno de 143 euros por MWh e o do gás natural em torno de 76 euros por MWh, segundo informaram.

O Barômetro Energético da Associação de Empresas com Grande Consumo de Energia (AEGE), atualizado a 14 de setembro, indicava que um consumidor eletrointensivo enfrenta na França um preço final da eletricidade 28% inferior ao espanhol, enquanto que o mesmo consumidor na Alemanha pagaria um custo 13% menor.

Histórias como esta, na sua caixa de correio todas as manhãs.

Deixe um comentário

ASSINE A ECONOMIA DIGITAL

Cadastre-se com seu e-mail e receba as melhores informações sobre ECONOMIA DIGITAL totalmente grátis, antes de todo mundo!