O Ministério da Indústria aprovou a resolução provisória das subvenções para compensar os custos indiretos de CO2, uma distribuição de ajudas que ronda os 600 milhões em Espanha e que deixará, como é habitual, uma fatia milionária na Galiza. Estas compensações são um dos principais mecanismos com os quais o Governo tenta reduzir a fatura elétrica da indústria, que atravessa um momento de grande preocupação pelo aumento dos custos energéticos esperado até ao final do ano. Nesta quinta-feira, o Conselho Europeu exigiu a Ursula von der Leyen um pacote de medidas urgente e temporário para enfrentar os preços disparados da energia. E antes dos líderes europeus, as próprias empresas espanholas tinham transmitido a Carlos Cuerpo seu desassossego, alertando sobre possíveis paradas nas plantas e cortes de produção.
As ajudas chegarão a algumas das empresas-chave no tecido industrial da Galiza. Entre Alcoa, Finsa, Megasa, Xeal, Ferroglobe e Repsol Fuels A Coruña somam mais de 61 milhões em subvenções. Considerando apenas as plantas localizadas na Galiza, os fundos alcançam os 41 milhões. Embora a resolução ainda seja provisória, a definitiva geralmente não varia para baixo a concessão das subvenções, embora as empresas possam alegar para obter um valor maior. Também as excluídas podem recorrer para entrar nas ajudas, embora no caso da Galiza haja apenas uma empresa nessa situação, Arteixo Química, segundo a lista de solicitações desistidas ou desestimadas publicada pelo Ministério dirigido por Jordi Hereu.
Entre os grupos com presença na Galiza que obtêm maiores fundos estão Alcoa, com 12,9 milhões para a planta de alumínio e 3,7 milhões para a refinaria de alumina; Ferroglobe, com 15,5 milhões; Megasa, com quase 13 milhões; Finsa, com 7,5 milhões distribuídos entre suas fábricas de painéis e a química Foresa; e Xeal, com 5,5 milhões. Repsol Fuels soma 40 milhões, embora apenas 4,3 milhões correspondam às instalações de A Coruña.
Prêmio para Celsa e as madeireiras da Gadisa
Considerando as plantas localizadas na Galiza, a distribuição dos mencionados 41 milhões deixa Alcoa em primeiro lugar entre as subvencionadas, com 16,6 milhões para San Cibrao. A multinacional conta em sua corrida para devolver à rentabilidade o complexo industrial de A Mariña com um aumento das compensações por CO2, que reivindicou em diversas ocasiões. Em geral, é uma demanda de todas as eletrointensivas, que partem de um custo energético mais elevado do que em outros territórios europeus como França ou Alemanha, o que implica produzir com uma desvantagem competitiva de base.
Finsa obtém ajudas para suas plantas de Santiago (1,4 milhões), Ourense (1,3 milhões), Rábade (1,8 milhões), Padrón (1,4 milhões) e para Foresa em Caldas de Reis, embora por um valor menor, pouco mais de 360 mil euros. Também receberá 1,2 milhões em seu centro de Teruel. Celsa Atlantic, a filial que controla a siderúrgica de A Laracha, conseguiu uma subvenção de quase 700 mil euros. O prêmio é muito maior para o conjunto do grupo, com mais de 20 milhões para suas instalações na Espanha.
Ferroglobe, a antiga Ferroatlântica, obtém 6,1 milhões para a planta de Arteixo, seu último ativo industrial na Galiza após a venda das plantas de Cee e Dumbría. Lá opera agora Xeal, nas mãos da chegada Energo-Pro. A companhia, também concessionária das centrais hidroelétricas dos rios Xallas e Grande, obteve 2,5 milhões em Cee e 2,9 milhões em Dumbría. Essas plantas de ferro-ligas destinam sua produção para abastecer a Ferroglobe, ainda com o Grupo Villar Mir como maior acionista.
A Indústria concedeu a Megasa Siderúrgica, que controla a planta de Narón, 5,2 milhões, e outros 7,5 milhões para Megasider, a fábrica de Zaragoza. Os Freire, assim como a Ferroglobe, costumam fazer malabarismos para mitigar os custos energéticos e manter seus preços competitivos no mercado. Mas se a Ferroglobe tende a apagar fornos, a Megasa costuma adaptar suas horas de produção aos momentos em que os preços são mais baixos.
As subvenções na Galiza se completam com prêmios menores. Unemsa e Intasa, as madeireiras da família Tojeiro, donos da Gadisa, somam pouco mais de um milhão em ajudas entre seus centros de San Sadurniño e Coristanco. Abaixo dessa cifra ficam HB Betanzos, Tableros Hispanos, Papelera de Brandía, Exlabesa — em Padrón e Valga — e Cortizo, o rei galego do alumínio, que só obtém 879 mil euros em Padrón, aos quais se somam pequenas subvenções em Madrid e nas Canárias.
Subvenções contra a crise energética
No final de 2024, o Governo anunciou um aumento substancial nas ajudas por custos indiretos das emissões de CO2, duplicando os fundos atribuídos naquele ano e elevando-os até 600 milhões. Essas subvenções permitem compensar parte do sobrecusto elétrico derivado do regime europeu de comércio de direitos de emissão, evitando a chamada “fuga de carbono”, ou seja, a transferência da produção industrial para países com menores exigências ambientais. A convocatória de 2026 teve a particularidade de incluir novos setores como a cerâmica, que se beneficiou pela primeira vez deste mecanismo de compensação. Também foram incorporadas novas atividades vinculadas à química orgânica, fertilizantes, vidro, têxteis, madeira, baterias e outras indústrias intensivas em energia.
A atribuição provisória das ajudas ocorre três semanas depois de organizações empresariais como Unesid (siderúrgica), Aege (eletrointensivas), Aspapel (papelarias), Anfac (automotivo) e Oficemen (cimento) terem urgido por uma solução diante do aumento do preço da energia. Essas organizações representam boa parte das beneficiárias das subvenções na Galiza, pois nelas estão integradas Megasa, Alcoa, Finsa, Celsa, Ferroglobe e Xeal.
Naquele momento, a Unesid indicou que o preço médio do mercado elétrico atingiu em julho os 104,75 euros por megawatt-hora (MWh), 50,5% mais que em junho, enquanto o gás Mibgas registrou uma média próxima a 55,5 euros por MWh, 23,5% superior. As perspectivas para o quarto trimestre situam o preço da eletricidade em torno de 143 euros por MWh e o do gás natural em torno de 76 euros por MWh, segundo informaram.
O Barômetro Energético da Associação de Empresas com Grande Consumo de Energia (AEGE), atualizado a 14 de setembro, indicava que um consumidor eletrointensivo enfrenta na França um preço final da eletricidade 28% inferior ao espanhol, enquanto que o mesmo consumidor na Alemanha pagaria um custo 13% menor.