A Espanha de Pedro Sánchez (e III)

A situação económica média dos cidadãos é hoje mais favorável do que há oito anos; uma evolução na qual intervieram as políticas dos diferentes níveis de governo, mas também as empresas, os trabalhadores e o resto dos agentes sociais

O presidente do Governo, Pedro Sánchez – Jesús Hellín / Europa Press

Continuamos e encerramos esta série de três artigos sobre a evolução da Espanha em termos económicos durante os últimos oito anos. Advertíamos no início que o título da série implicava uma sinédoque porque, para o bem e para o mal, o andamento de um país depende das políticas e decisões de muitas pessoas e instituições, não apenas do presidente do Governo central. Entre elas ocupam um lugar destacado os governos autonómicos. Por isso, os avanços e os retrocessos devem ser sempre entendidos como resultados partilhados.

Na segunda entrega, após delimitar as responsabilidades entre administrações central, autonómicas e locais, analisámos a evolução macroeconómica da Espanha durante estes anos. A conclusão foi difícil de questionar: a economia espanhola melhorou de forma notável em todos os âmbitos analisados. Nesta terceira e última entrega mudaremos o foco. Tentaremos comprovar até que ponto essa melhoria macroeconómica se traduziu nas economias familiares e, em definitivo, na vida quotidiana dos cidadãos.

Despesas e rendimentos

A evolução dos preços oferece uma primeira referência para avaliar como variou o poder de compra na Espanha. Entre 2018 e 2025, o índice harmonizado de preços IPCA acumulou um aumento em torno de 21% na Espanha, face a 22,7% do conjunto da União Europeia e aproximadamente 28,3% dos Estados Unidos. Num período marcado por fortes tensões inflacionistas a nível internacional, a Espanha registou, portanto, uma evolução dos preços um pouco mais contida que a média europeia e claramente inferior à dos Estados Unidos.

A habitação exige uma consideração adicional porque o IPC não recolhe completamente o seu custo. Os alugueres fazem parte do índice de preços, mas não acontece o mesmo com a compra de uma habitação nem com as quotas hipotecárias. Para nos aproximarmos a esta realidade podemos utilizar a relação entre preço da habitação e rendimento disponível por habitante que calcula a OCDE. Em Espanha, este indicador aumentou aproximadamente 14% entre 2018 e 2025, o que significa que aceder a uma habitação em propriedade exige no final do período um esforço económico sensivelmente maior em relação ao rendimento disponível.

Do lado dos rendimentos, tomaremos o salário médio como primeira referência. Segundo a série publicada por Datosmacro, passou de 26.922 euros anuais em 2018 a 35.076 euros em 2025, um aumento nominal de 30,3%. Nesse mesmo período, o IPC geral acumulou uma subida de 23,2%. Em consequência, o salário médio cresceu acima dos preços. A evolução é muito mais favorável entre quem percebe os rendimentos laborais mais baixos, já que o salário mínimo interprofissional passou de 735,90 euros mensais em 2018 a 1.221 euros em 2026, um aumento nominal próximo de 66%.

Também os pensionistas melhoraram a sua posição de forma notável. A pensão média de reforma passou de 1.107,49 euros mensais no final de 2018 a 1.576,10 euros em setembro de 2026, um aumento superior a 42%. Desta forma, pode confirmar-se que a pensão média aumentou também em termos reais durante o período.

Junto com rendimentos e preços, devemos ter em conta a evolução da carga fiscal. Para medir a sua incidência sobre o trabalho podemos utilizar a chamada cunha fiscal, que mede a diferença entre o custo laboral total suportado pela empresa e a remuneração líquida que finalmente recebe o empregado. Para um trabalhador solteiro sem filhos com salário médio, este indicador passou em Espanha de 39,7% em 2018 a 41,4% em 2025. O aumento explica-se fundamentalmente por uma maior incidência do imposto sobre o rendimento, enquanto as contribuições sociais, tanto do trabalhador como da empresa, praticamente não variaram.

Conclusões de síntese

Para completar a fotografia convém observar como evoluíram a pobreza e a desigualdade. A taxa AROPE, que mede a população em risco de pobreza ou exclusão social, desceu de 27,3% em 2018 a 25,7% em 2025. Em paralelo, o índice de Gini, que mede a desigualdade na distribuição do rendimento disponível, baixou de 33,2 a 30,8 pontos. A evolução agregada de ambos os indicadores é, portanto, favorável, embora um quarto da população continue ainda em risco de pobreza ou exclusão.

Com o fim de aportar uma visão integrada, recorreremos a uma variável que sintetiza boa parte dos movimentos anteriores: o rendimento disponível real dos agregados familiares. Em termos nominais, o rendimento líquido médio por agregado familiar passou de 28.417 euros em 2018 a 38.994 euros em 2025, um aumento de 37,2%, apreciavelmente superior aos 23,2% acumulados pelo IPC geral no mesmo período. Assim, descontando o efeito dos preços, a melhoria real do rendimento médio por agregado familiar situa-se em torno de 11,4%, uma cifra nada desprezível.

O percurso oferece, portanto, resultados de sinais distintos. O acesso à habitação em propriedade tornou-se sensivelmente mais difícil e a carga fiscal sobre o trabalho aumentou. Em sentido contrário, melhoraram os rendimentos laborais — de forma especialmente intensa os mais baixos — e as pensões, enquanto os indicadores gerais de pobreza e desigualdade apresentam também uma evolução favorável. Como resultado agregado, uma vez considerado o efeito dos impostos e contribuições e descontada a inflação, a capacidade de compra média dos agregados familiares espanhóis melhorou durante estes anos.

As médias, naturalmente, não descrevem todas as realidades nem permitem concluir que os problemas tenham desaparecido. Mas o conjunto dos dados permite sustentar que, junto com a melhoria macroeconómica observada na entrega anterior, a situação económica média dos cidadãos é hoje mais favorável do que há oito anos. Uma evolução na qual intervieram as políticas dos diferentes níveis de governo, mas também as empresas, os trabalhadores e o resto dos agentes sociais.

Encerrávamos a primeira entrega recordando precisamente esse caráter partilhado dos sucessos e dos fracassos. Que grande notícia seria que governos e administrações assumissem também que muitos dos problemas pendentes exigem menos confronto e mais colaboração. Cabe supor que esse objetivo sim deveria interessar a todos.

Histórias como esta, na sua caixa de correio todas as manhãs.

Deixe um comentário

ASSINE A ECONOMIA DIGITAL

Cadastre-se com seu e-mail e receba as melhores informações sobre ECONOMIA DIGITAL totalmente grátis, antes de todo mundo!